ROTEIRO DE VIAGEM PARA CONHECER WASHINGTON DC

Washington-Wallpaper

ROTEIRO DE VIAGEM PARA CONHECER WASHINGTON DC

Um dos motivos para se apaixonar por Washington é a patriotismo latente em toda a cidade, em sua história, seus museus, monumentos e nos seus enormes parques.  A cidade que foi bem planejada, é arborizada e bem fácil de se locomover.  Suas ruas paralelas, separadas por letras e números, cruzam as avenidas em diagonal com nomes de outros estados americanos.  A cidade tem as estações do ano bem definidas, cada qual com sua singularidade e a primavera tem seu ponto alto com a Florada das Cerejeiras.

O Cherry Blosson Festival, atrai multidões para a beira da enseada Tidal Basin. Caminhar por entre os monumentos, com as flores enfeitando todo o caminho é realmente um passeio único, emocionante, tal o visual que as flores proporcionam.  No verão a cidade se enche de turistas, os parques fiquem cheio de esportistas e as atividades ao ar livre são convidativas, pois o calor é imenso. O outono tem a cor quente, o ocre, que toma conta das folhagens dos parques, tornando convidativos os longos passeios ao ar livre. Muitos aproveitam para se perder nas trilhas do Rock Creek Park, que é encantador. Na verdade, Washington, oferece diversas atrações ao longo de todo o ano.

Preparamos um roteiro incrível, você vai se apaixonar! 

Primeiro dia

O The Mall é um dos maiores parques urbanos do mundo. Está muito próximo aos mais importantes monumentos e edifícios, da cidade. Então, vamos começar pelo centro do Poder americano, o poderoso Capitólio, que fica em uma das pontas do Parque! É a casa do Congresso, Senado e Câmara. Rodeado de jardins e um grande espelho d’agua, a bela construção do Capitólio, é marcada pelo grande Domo no centro do edifício, e a Estátua da Liberdade, no alto. Se quiser conhecer um pouco sobre a história, pode-se agendar uma visita guiada que tem duração de 01 hora.  Seguiremos pelo túnel do Visitor’s Center para chegar à Livraria do Congresso, considerada um dos edifícios mais bonitos da cidade.  Na outra extremidade do Parque, fica o Lincoln Memorial, construído para homenagear o ex-presidente, foi palco do famoso discurso de Martin Luther King, “I Have a dream“. O lugar exato do discurso, que foi feito do alto das escadarias, está marcado no chão.  Ao lado, outro Memorial dedicado aos mortos da Guerra do Vietnam, o Vietnam Memorial. Vejam que os Monumentos estão todos muito próximos e você pode ir caminhando. Seguindo um pouco mais a frente, talvez um dos mais importantes monumentos da cidade, o Obelisco, Washington Monument, que é uma homenagem a independência dos Estados Unidos e também o edifício mais alto da cidade. A vista panorâmica, pode ser contemplada subindo no elevador que leva 70 segundos. De lá se avista toda a cidade, inclusive outro memorial dedicado aos soldados da Segunda Guerra Mundial, o World War II Memorial.  Bem próximo, é a Casa Branca, onde mora o presidente dos Estados Unidos. A linda construção, só pode ser vista por um portão na frente ou nos fundos da casa. Visita só agendada com 06 meses de antecedência, pelo consulado brasileiro. O Instituto Smithsonian, reúne 19 museus, para todos os gostos.   Um descanso antes de entrar em um dos mais lindos museus, The National Gallery of Art, é descansar no  Jardim das Esculturas do Museu, onde esculturas de arte estão expostas no jardim. No verão, o ponto alto é o chafariz, onde muitos aproveitam para se refrescar.  Dentro do Museu, você encontrará uma das coleções mais valiosas do mundo, com obras de Picasso, Monet, Van Gogh, Miró e outros. Ali, até a lojinha de souvenirs é interessante. Ali está também as famosas esculturas de bailarina de Degas e muitas outras obras clássicas e modernas. Imperdível. Depois de um dia de tantas andanças, que tal conhecer a charmosa Georgetown, onde você poderá escolher jantar entre jantar em pequenos cafés ou em algum restaurante mais refinado e ainda fazer algumas compras.

Segundo dia

Que tal começar o dia visitando o museu de Cera Madame Tussauds? Não é muito grande, e é bem interessante.  Conta a história da política americana e também tem outras estátuas de algumas celebridades. Não deixe de tirar uma foto na sala presidencial. Se quiser tirar com o Obama, é um pouquinho mais caro.  Hoje é dia de voltar à National Mall e visitar outro museu que não se tem nada igual, o National Air and Space Museum. Ali estão o ônibus espacial Enterprise, o Bombardeiro Enola Gay, que lançou a bomba de Hiroshima na Segunda Guerra Mundial. Tem ainda mais dois museus imperdíveis, o Spy Museum, que conta as estórias de espionagem, dedicado ao mundo dos agentes secretos. Tudo a ver com a cidade. Dá até para brincar, onde o visitante, se faz passar por um agente secreto e sai para uma missão. Divertido. O outro museu, é o Newseum, que conta a história de como o jornalismo vem se desenvolvendo ao longo dos anos e homenageando os muitos jornalistas que morreram em ação. Muito bonito e interessante. Neste aqui ainda tem um ótimo lugar para almoçar, o restaurante “The Source”, vale a pena! Para a tarde, o lugar parece distante, mas é um dos caminhos mais bonitos para percorrer em Washington, caminhar ao longo do West Potomac Park para chegar ao Thomas Jefferson Memorial (foi o terceiro presidente americano). Se estiver na época da florada das cerejeiras, você com certeza vai perder a tarde toda no trajeto. Passeio imperdível. Para finalizar a tarde, que tal uma passei por um bairro charmoso, onde você pode aproveitar para ver lindas lojas, charmosos cafés e se deixar gastar um pouco? Além de compras, excelentes restaurantes, todos concentrado em uma única rua. O trabalho vai ser só escolher!

Terceiro dia

No terceiro dia, podemos fazer um passei por Virginia, que fica a 20 minutos de DC de metrô. Pode até parecer mórbido, mas um dos lugares mais interessantes para se visitar por lá é um cemitério! Por isso, começaremos o dia visitando o Cemitério de Arlington, um cemitério militar muito conhecido, onde estão enterradas mais de 300.000 pessoas. As duas atrações mais famosas são o Túmulo do Soldado Desconhecido, que é uma homenagem a todos aqueles que nunca foram encontrados ou identificados, e a sepultura do presidente John F. Kennedy. O monumento mais visitado desse cemitério é chamado Iwo Jima Memorial, que representa o momento em que fuzileiros navais içam a bandeira americana na ilha de Iwo Jima, ao meio de escombros. Essa estátua faz uma homenagem a todos os fuzileiros navais que lutaram em guerra desde 1775. Outro lugar interessante para se visitar é o famoso pentágono. Sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, o edifício é mundialmente conhecido, conhecido por guardar os segredos do país. Para aqueles que além de visitar o monumento por fora gostariam de visita-lo por dentro, terá de agendar a visita previamente, com 15 a 90 dias de antecedência no site do Pentágono neste link. Por fim, visitaremos a Old Town Alexandria, uma área super legal com várias lojinhas de artes e antiguidades, muitos restaurantes descolados e a Torpedo Factory Art Center, que é uma antiga fábrica de torpedos onde agora funciona um Festival de Artes permanente, onde os visitantes podem ver os artistas trabalhando em seu ateliê.

Quarto dia

Para o quarto dia, poderemos ter um passeio cultural com visitações na Galeria de Artes de Washington, começando por Hirshhorn Museum and Sculpture Garden, uma galeria Especializado em arte moderna e contemporânea. Um belo jardim de esculturas que circula toda a construção se mostra ainda fora do prédio, deleitando os visitantes. Artistas como Auguste Rodin, Joan Miró, Henry Moore, Alexander Calder, Juan Muñoz, Yoko Ono e Tony Gragg ornam o exterior. Além de seu acervo permanente, o museu também recebe exposições itinerantes. No acervo, estão obras de artistas como Jackson Pollock, Francis Bacon, Henri Matisse, Pablo Picaso, Edgar Degas e outros. No subsolo há uma lojinha imperdível, com souvenirs descolados e peças de design. Em Seguida, podemos visitar The Phillips Collection, uma galeria com trabalhos excelentes de arte moderna em um ambiente intimista. Pinturas de Renoir e Rothko, Bonnard e O’Keeffe, van Gogh e Diebenkorn estão entre as muitas obras impressionistas e modernas que enchem o museu. As frequentes mudanças no arranjo da coleção permanente faz com que significa que haja algo de novo em cada visita ao Phillips. Bateu fome? Então vamos seguir até a Eastern Market, um mercado aberto e coberto. Na parte aberta, frutas e verduras frescas são vendidas, saindo direto do caminhão dos produtores, já a parte coberta tem padarias, massas, doces e várias outras gostosuras. Também há lojas, cafés e restaurantes ao redor do mercado. A nossa última parada cultural é no john F. Kennedy Center for Performing Arts, um centro de artes localizado na margem do rio Potomac junto ao Complexo Watergate. A programação é para todos os gotos, tem Ballet, Opera, Orchestra, Musicais da Broadway, entre outros. Porém, o que muitos não sabem, é que o local tem um programa chamado “Millenium Stage”, um show gratuito todos os dias ás 18hrs, basta chegar até 5 minutos antes do show, achar um lugar sentado ou em pé e assistir.

Quinto dia

No último dia, vamos conhecer alguns bairros da cidade, começando pelo Centro, Downtown, onde estão os hotéis mais sofisticados e os requintados restaurantes, onde circulam os Políticos, grandes empresários, diplomatas.  O bairro boêmio, o Dupont Circle, cheio das livrarias, restaurantes descolados, galerias de arte. Fica próximo à rua das embaixadas. Outro bairro que se destaca, é o Capitol Hill, com suas charmosas casinhas de dois andares, ruas arborizadas e igrejas centenárias, como a Cathedral Nacional, Igreja de São Mateus e a Basilica da Imaculada Conceição, além da Grande Mesquita de Washington. E por final, o mais encantador dos bairros, o Georgetown, que se desenvolveu na era colonial, o hoje congrega hotéis, restaurantes, e famosas lojas. Vive lotado. Aqui vamos nos perder nas lojas, restaurantes e depois vamos nos despedir da cidade, indo até o Netherland Carrillon, pois de lá você consegue ver os principais monumentos na National Mall em linha reta. Imperdível.

Gostou das dicas? Contate quem realmente entende de Washington, Jorge Mesquita, da Black Hawk Sedans.

No Comments

Post A Comment