Roteiro de viagem para conhecer Porto

Porto (1)

Roteiro de viagem para conhecer Porto

Visitar o Porto, é lembrar nossas origens, se sentir em casa, acolhido. Os Portugueses são um povo hospitaleiro, e no Porto não é diferente. Não é colorida como Lisboa, tem tom acinzentado, mas é “quente”, tem força, tem sedução, você fica com vontade de conhecer mais. A cidade é banhada pelo Rio Douro, tem uma arquitetura magnifica e uma gastronomia de dar água na boca. E os vinhedos à beira do Douro? Não tem como não se apaixonar.

Primeiro dia

Vamos começar pelo centro histórico, onde você se apaixona pelas pequenas casinhas, dispostas umas sobre as outras, que se escondem nas ruelas, protegidas pela muralha medieval. No alto a linda construção barroca, “ Torre dos Cléricos”, que foi durante muitos anos uma referência para a navegação. Por ali fica a famosa “Livraria Lello”, com mais de 120.000 livros, em uma maravilhosa construção neogótica, toda forrada em madeira.  È escadaria é um caso à parte, é maravilhosa, vale a pena entrar para ver! Partiremos agora para visitar um dos principais monumentos da cidade, a Estação São Bento, na Praça Almeida Garret.  Em suas paredes cobertas de mais de 20.000 azulejos azuis, tem o resumo da história de Portugal. Imperdível. Aliás, por aqui tudo é história.  Seguindo vamos encontrar a linda Catedral da Sé, construída nos séculos XII E XII, sofreu muitas intervenções e é um dos monumentos mais antigos do Porto. É grandiosa, cheia de estilos arquitetônicos, uma nave principal maravilhosa, e um altar magnífico, além do castro e das capelas.  De frente da Catedral, “Terraça da Sé”, você consegue ter uma bela visão da cidade, das casas com telhados vermelhos, avista torres de várias igrejas. Que tal uma pausa para um café com guloseimas no famoso Café Majestic?  Além da bela arquitetura por dentro e por fora da casa, cheio de estilo e obras de arte, você poderá experimentar a deliciosa iguaria “ Francesinha “, comida típica da cidade, uma espécie de sanduíche com linguiça, carne, lombo assado fatiado, coberta com queijo derretido e guarnecida com um molho à base de tomate, cerveja e piri-piri, uau !! Finalize com o delicioso pastel de nata. Já é um almoço! Partiremos agora para o “Palácio da Bolsa”, magnífica construção, símbolo do Comércio do Porto, todo decorado com mobiliário em nogueira, feito a mão com detalhes em ouro. O ponto alto é o salão árabe, inspirado no Palácio de Alhambra.  Ao lado do palácio, a bela Igreja gótica de São Francisco, toda em talha dourada barroca do século XVIII. Colada a entrada principal, está a Igreja da Venerável Ordem Terceira de São Francisco. Passendo agora pelas ruelas e becos, vamos alcançar a beira do Rio Douro, um dos principais de visitação de toda a cidade do Porto, o colorido casario da Zona da Ribeira, com as roupas penduradas no varal.  Agora vamos atravessar a ponte Luís I, conhecida como Ponte D.Luís,  contruída em estrutura metálica, ligando as cidades do Porto e Vila Nova Gaia, separadas pelo Rio Douro. Aqui um outro ponto alto da cidade, uma sucessão de caves de vinhos do Porto, onde podemos fazeremos as visitas e faremos as degustações, sempre com algum petisco típico. Imperdível. Finalizando o dia, um belo jantar para comer o melhor bacalhau da cidade, “Restaurante Abadia do Porto”.

Segundo dia

Vamos começar o dia fazendo um passeio de Barco pelo Douro, que nos proporcionará um lindo passeio, e uma chance de conhecer bem a região. Partiremos do Cais de Gaia. Lá, pegaremos o barco e subiremos o Rio Douro até Peso da Régua, no coração do Alto Douro Vinhateiro. Passeio de um dia inteiro, mais ou menos 07 horas, com delicioso almoço à bordo, já incluindo as bebidas, No percurso , vamos passar através de duas barragens: Crestuma-Lever e Carrapatelo. Do barco, você vai passar por alguns os monumentos da cidade que aos poucos vai se distanciando. Passaremos por várias pontes e aos poucos vamos deixando Porto para trás. Ao longo do percurso, vamos ver as de vinhas margeando o rio; belas quintas e bonitas paisagens . O passeio é tão lindo que você nem vai ver o tempo passar.

Para este noite, “Casa das Mariquinhas”, Casa de Fado e Restaurante. Fechamos mais um dia sensacional !

Terceiro dia

Vamos começar o dia, visitando a “ Fundação Serravalves”, cercado de belos e bem cuidados jardins,  e conta ainda com um importante  museu de Arte Contemporânea ,  que recebe importantes exposições internacionais. Vamos seguir para uma visita à  Casa da Musica, que tem uma bela e moderna fachada, facetada em concreto branco, contrastando com a arquitetura local. É a sede da Orquestra Nacional do Porto, no seu interior , um grande auditório de 1300 lugares. A uma quadra dali, o famoso  “Mercado Bom  Sucesso”, lugar gourmet, com diversos tipos de comida. Além das barracas que vendem vinho. Imperdível.  Que tal começar a tarde se perdendo na arquitetura da Avenida dos Aliados ?  Seguimos para a MUURA,  uma mix de loja e restaurante, instalada no SoHo portuense, definido pelas proprietárias como “arte, sabores & design”, Ali você encontra arte moderna, joias, tudo criados por artistas famosos  da atualidade. Tem ainda uma área para leitura. Muito bacana.Agora preparem-se para a noite. Vamos para Matosinho, cidade colada no Porto, famosa pela culinária de frutos do mar. Escolhemos o restaurante “ A Chalandra”. Você vai se deliciar.

Quarto dia

Partimos para conhecer calmamente uma cave, do outro lado do Rio Douro (aqui ficam todas as caves). Cruzaremos a Ponte D. Luís I pela parte de cima e quando chegarmos do outro lado vamos pegar o bondinho (Teleférico de Gaia) que desce até a beira do rio. Muito linda a vista que se tem do lugar. Descendo do bondinho, você está na região das caves. Escolhemos visitar a “ Cave Taylors”. Já na recepção você consegue marcar o tour. A cave é onde se armazena o vinho, não onde é produzido.  O passeio é rápido, 40 minutos, mas muito interessante. O bom mesmo é o final, a degustação.  Nesta Cave Taylor, tem um ótimo restaurante com uma linda vista, vamos então aproveitar para almoçar um prato bem feito e típico, e degustar mais um pouco de vinho. No mesmo dia, como a visita não é longo, você consegue visitar outras caves e se perder por ali. Voltando ao centro tarde livre para perambular pelo centro, voltar à algum lugar que tenha gostado para nos despedirmos da cidade. Jantar no “ Conga, a casa das Bifanas “, irresistível !!! Fechamos com chave de outro !! Até breve !!

Gostou do nosso roteiro, então acompanhe o nosso blog e siga-nos nas redes sociais!

O nosso associado em Baltimore é Brasileiros Tours , você pode reservar todos estes tours e muito mais!

Global Receptivo – 100% brasileira e presente em mais de 20 destinos do mundo!

No Comments

Post A Comment