01 jul Dicas de Gastronomia no Rio de Janeiro
O Rio de Janeiro, como toda capital no Brasil, tem uma enorme diversidade quando o assunto é gastronomia. A cidade sofreu muita influência da culinária portuguesa, já que a cidade foi a Capital da Corte de Portugal de 1763 a 1960. Então, prepare-se! A cidade maravilhosa oferece mais que belas praias, Maracanã e Carnaval.
Você pode passear pelo Calçadão na orla da praia, sentar no quiosque e ver as pessoas se exercitando, escutando uma música MPB, se deliciando com um chopp, ou uma água de coco. Na orla da zona sul tem muitos restaurantes, para todos os gostos e todos os bolsos, mas se adentrar pelos Bairros, de Copacabana, Leblon e Ipanema vai surpreender.
Em um dos mais tradicionais bares da Zona Sul carioca, o “Garota de Ipanema”, você pode deliciar com vários petiscos, casquinhas de siri, bolinhos de bacalhau, iscas de peixe com molho tártaro, réchauds com picanhas assadas na mesa, e muito chopp gelado. Perdição!
Restaurantes especializados em Bacalhau e frutos do mar é que não faltam na capital carioca. Restaurantes tradicionais como o “ Antiquário”, “Adegão Português” e um mais descontraído para turista que vem ao Rio e quer conhecer a Lapa, nada melhor do que o “Adega Flor de Coimbra”.
No Centro a variedade da gastronomia é imensa! Desde Self-services simples aos mais sofisticados na área da Avenida Presidente Vargas, onde ficam as grandes empresas. Boa comida é que não falta. Pratos típicos da culinária carioca como rabada, língua, bife de fígado, sardinhas fritas são considerados característicos do paladar da cidade. Além da famosa feijoada, que tem a cara do Rio e é celebrada em toda a cidade nos dias de sexta-feira. A feijoada é típica também nas escolas de samba. Quer combinação melhor do que Feijoada com samba?
Também no Centro, um dos endereços mais procurados por visitantes do mundo todo que vem ao Rio, a esplêndida “ Confeitaria Colombo” na rua Gonçalves Dias. Lugar de história, ambiente muito requintado, decorado om imensos espelhos e comida maravilhosa. Venha nem se for para tomar um café. Lugar fantástico!
Agora, um prato que é tipicamente carioca, pois foi dedicado a um ilustre político da cidade, Oswaldo Aranha, que frequentada todos os dias o mesmo restaurante na Lapa, e pedia sempre o mesmo prato. Por isto ganhou o apelido de “ Filé à Oswaldo Aranha”, filé temperado com alho frito, acompanhado de batatas portuguesas, arroz e farofa de ovos. Delicioso !!
Na parte da Zona Oeste do Rio, um lugar mais descontraído, onde no caminho, você vai se deparar com um visual fantástico de belas praias, bem próximo da Mata Atlântica. Ali fica a Barra de Guaratiba, com alguns restaurantes especializados em frutos do mar. Lugar super especial.
Bem, o Rio é cheio de contrastes e ótimos lugares. Para saber mais, fale com nosso associado Matheus Denofrio, da Hangar e Garage Transportes Executivos que tem todas as dicas da cidade.
No Comments